tag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post4741151239663276281..comments2009-11-24T22:22:49.804-02:00Comments on Educa net: MATERIAL DOURADOAna Cristinahttp://www.blogger.com/profile/01111931740942340592noreply@blogger.comBlogger30125tag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-48034993519732493582009-11-24T22:22:49.804-02:002009-11-24T22:22:49.804-02:00nome: Juliana Zulmira e Laiana Andrade
nº: 15 e 38...nome: Juliana Zulmira e Laiana Andrade<br />nº: 15 e 38<br />turma: 4003<br /><br />2) os sites são de extrema importancia contendo informações e sugestoes indispensáveis para educar com responsabilidade visando o aprendisado e o crescimento do educando através de um material concreto (material dourado) muito interessante.<br /><br />3)nome:montagem<br />Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.<br /><br />O professor sugere as seguintes montagens:<br />- uma barra;<br />- uma placa feita de barras;<br />- uma placa feita de cubinhos;<br />- um bloco feito de barras;<br />- um bloco feito de placas;<br /><br /><br />O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:<br />- Quantos cubinhos vão formar uma barra?<br />- E quantos formarão uma placa?<br />- Quantas barras preciso para formar uma placa?<br /><br /><br />Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:<br />- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?<br />- E com 27? É possível? <br /><br />nível de escolaredade: 2ª série(3ºano do ensino fundamental)<br /><br />3)nome:JOGOS LIVRES <br /><br />Objetivo : tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras. <br /><br />Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem: <br />- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos! <br />- E a placa é formada por 10 barras! <br />- Veja, o cubo é formado por 10 placas! <br /><br />nível de escolaridade: 1° ano do ensino fundamental (C.A)<br /><br />4) o material dourado deve estar sempre presente em nossa sala de aula principalmente nas séries iniciais para que os alunos manipulem e tenham sempre perto um material comcreto que os axiliem na resolução de problemas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-54987969247369662472009-11-24T19:06:48.759-02:002009-11-24T19:06:48.759-02:00Alunas:Fabiana e Mayara Conceição rsrs
nº:06 e 23 ...Alunas:Fabiana e Mayara Conceição rsrs<br />nº:06 e 23 turma: 4003<br /><br />sobre os sites: Os sites facilitam o trabalho com materia dourado, explicando ao máximo como surgiu, como é contituido etc. As informações disponiveis no site ão de extrema importancia para todos nós professores, os exercícios apresentados são bons e nos oferecem base para podermos construir outras atividades.<br /><br />As atividades escolhidas:<br />A ser trabalhado com o 3ºano<br /> 4. FAZENDO TROCAS<br /><br /> Objetivo: compreender as características do sistema decimal.<br /><br /> - fazer agrupamentos de 10 em 10;<br /> - fazer reagrupamentos;<br /> - fazer trocas;<br /> - estimular o cálculo mental.<br /><br /> Para esta atividade, cada grupo deve ter um dado marcado de 4 a 9.<br /> Cada criança do grupo, na sua vez de jogar, lança o dado e retira para si a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. <br /> Veja bem: o número que sai no dado dá direito a retirar somente cubinhos. <br /> Toda vez que uma criança juntar 10 cubinhos, ela deve trocar os 10 cubinhos por uma barra. E aí ela tem direito de jogar novamente. <br /> Da mesma meneira, quando tiver 10 barrinhas, pode trocar as 10 barrinhas por uma placa e então jogar novamente. <br /> O jogo termina, por exemplo, quando algum aluno consegue formar duas placas.<br /><br /> O professor então pergunta:<br /> - Quem ganhou o jogo?<br /> - Por quê? <br />----------------------------------<br />2ª atividade, a ser trabahada com 2º ano.<br /><br />2. MONTAGEM<br /><br />Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.<br /><br />O professor sugere as seguintes montagens:<br />- uma barra;<br />- uma placa feita de barras;<br />- uma placa feita de cubinhos;<br />- um bloco feito de barras;<br />- um bloco feito de placas;<br /><br />O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:<br />- Quantos cubinhos vão formar uma barra?<br />- E quantos formarão uma placa?<br />- Quantas barras preciso para formar uma placa?<br /><br />Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:<br />- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?<br />- E com 27? É possível?Fabiana e Mayara 4003noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-59650803160279910142009-11-23T20:16:31.400-02:002009-11-23T20:16:31.400-02:00Nomes: DAiane e Kelly
N°: 05 e 17
Turma: 4003
*MA...Nomes: DAiane e Kelly<br />N°: 05 e 17<br />Turma: 4003<br /><br />*MATERIAL DOURADO:<br /> O material dourado é um ótimorecurso para ser utilizado em sala de aula, pois aleém de ser um material concreto é fácil de ser utlizado. Esses sites possuem excelentes dicas para o professor uytilizar no dia a dia. Mostra que podemos ensinar brincando.<br /><br /><br />*Atividade para o2° ano<br />- JOGO NUNCA DEZ:<br />*Em grupo,cada aluno na sua vez de jogar,lança os dados e retira a quantidade de cubinhos ou quadrinhos conforme a quantidade que saiu no dado.<br />*Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadrinhos,deve trocá-los por uma barra ou tira.<br />*Quando o jogador conseguirdez tiras,deve trocá-la por uma placa<br />*Vence o jogador que conseguir 10 placas ou um numero de placas antecipadamente combinado.<br /><br /><br />*Atividade para o 1° ano<br />- JOGO LIVRE:<br />*Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres.<br />*O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-4894821756755578822009-11-19T23:12:27.843-02:002009-11-19T23:12:27.843-02:00A turma do trabalho acima é 4003! hehehehe!A turma do trabalho acima é 4003! hehehehe!Maria Cecília (22) e Thais de Paula (34) - 4003noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-44894865879540662042009-11-19T23:11:25.878-02:002009-11-19T23:11:25.878-02:002) O site "educar" é mais sucinto, mais ...2) O site "educar" é mais sucinto, mais direto. Já o "só matemática" descreve de uma maneira mais trabalhada. Porém, os dois sites são muito bons, pois falam de uma maneira clara e são bastante informativos.<br />3) "Vamos fazer um trem?" (7) e "Destroca" (11), ambos do site http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br />4) O Material Dourado é de suma importância para o Ensino Fundamental, pois auxilia a criança a concretizar a aprendizagem. Além disso, enriquece as aulas e ajuda a despertar o interesse nos alunos, pelo fato deles poderem manuseá-lo.Maria Cecília (22) e Thais de Paula (34) - 4003noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-45590293994074588182009-11-19T12:27:35.476-02:002009-11-19T12:27:35.476-02:00Nome: Aline de O. e Patrícia L.
Nº 02 e 29 Tur...Nome: Aline de O. e Patrícia L.<br />Nº 02 e 29 Turma: 4003<br /><br />1º Os sites são bem interessantes, suas atividades são bem elaboradas<br />E ele traz para nós a história do material dourado, e nos ajuda falando como devemos utilizá-los.<br /><br />2º Atividade: <br />7. VAMOS FAZER UM TREM? <br />Nível de escolaridade: 3ºano ensino fundamental<br /><br />3º Atividade:<br /> Jogos Livres <br />Nível de escolaridade: 1° ano do ensino fundamental<br />http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br /><br />4º A utilização do material dourado é muito importante nas series iniciais do ensino fundamental, pois, as crianças terão mais facilidade em aprender a matemática, usando um material concreto que contenha formas de saber o que é dezena centena e etc.<br /><br />Bjus fessora FELICIDADES PARA VC E SEU MARIDÃOPatyhttps://www.blogger.com/profile/00988214423729352053noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-89292418454690485852009-11-17T23:00:39.305-02:002009-11-17T23:00:39.305-02:00Nome: Érica e Riani
n: 13 e 36
Turma: 4002
1)Os s...Nome: Érica e Riani<br />n: 13 e 36<br />Turma: 4002<br /><br />1)Os sites são muito interessantes, tratam do uso do Material Dourado de forma didática, dinâmica, trazendo formas de aplicá-lo através de jogos que despertam o interesse da criança. Além de trazer também sua história, e características.<br /><br />2) Atividades<br /><br />2o ano de escolaridade - JOGOS LIVRES - http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br /><br />3o ano de escolaridade - FAZENDO TROCAS - http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br /><br />3) O uso do Material Dourado é de extrema importancia no Ensino Fundamental, já que é a epoca em que aprendem a lidar mais de perto com a Matemática usada no nosso dia a dia. Por isso, como o Material Dourado é algo concreto, a criança aprende muito mais e mais rapidamente manuseando este material, fazendo com que ela comprenda com o concreto para que mais tarde saiba domina com propiedade o que é abstrato.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-9903208656777581582009-11-16T23:26:12.540-02:002009-11-16T23:26:12.540-02:00Eliany (12) e Sara (40)
Turma:4002
o material dou...Eliany (12) e Sara (40)<br />Turma:4002<br /><br />o material dourado e muito importante no ensino é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem do ensino da matemática.<br />Ele desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-66358967108723207752009-11-16T23:22:18.927-02:002009-11-16T23:22:18.927-02:00eliany(12) e Sara (40)
turma:4002
ATIVIDADES des...eliany(12) e Sara (40)<br />turma:4002<br /><br /><br />ATIVIDADES desenvolvida com a <br />2ºserie <br /><br />1. JOGOS LIVRES <br /><br />Objetivo : tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras. <br /><br />Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem: <br />- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos! <br />- E a placa é formada por 10 barras! <br />- Veja, o cubo é formado por 10 placas! <br /><br />2. MONTAGEM <br /><br />Objetivo: perceber as relações que há entre as peças. <br /><br />O professor sugere as seguintes montagens: <br />- uma barra; <br />- uma placa feita de barras; <br />- uma placa feita de cubinhos; <br />- um bloco feito de barras; <br />- um bloco feito de placas; <br /><br />O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:<br />- Quantos cubinhos vão formar uma barra? <br />- E quantos formarão uma placa? <br />- Quantas barras preciso para formar uma placa? <br /><br />Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes: <br />- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?<br />- E com 27? É possível?<br /><br /><br />2)atividade desenvolvida com a <br />4ºserie<br />"DESTROCA" <br />Cada grupo de alunos recebe um dado marcado de 4 a 9 e uma placa. Quando o jogador começa, todos os participantes têm à sua frente uma placa. Cada criança, na sua vez de jogar, lança o dado e faz as "destrocas" para retirar a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. Veja bem: esse número dá direito a retirar somente cubinhos. <br /><br />Na quarta rodada, vence quem ficar com as peças que representam o menor número. <br /><br />Exemplo: Suponha que um aluno tenha tirado 7 no dado. Primeiro ele troca uma placa por 10 barras e uma barra por 10 cubinhos:Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-26617080850528656802009-11-16T23:10:36.574-02:002009-11-16T23:10:36.574-02:00praticas de matematica
nome:Eliany (12) e Sara (40...praticas de matematica<br />nome:Eliany (12) e Sara (40)<br />Turma:4002<br /><br />-sobre os sites:<br />Os sites são otimos, pois explicam tudo sobre o material dourado, como ele surgiu, para que serve. E ajuda o professor a desenvolver melhor o uso desde material,em suas aulas e também expõe exemplos de jogos interessantes que antes não eram do nosso conhecimento.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-72602648325751819272009-11-16T21:16:49.394-02:002009-11-16T21:16:49.394-02:00Marcela e Sara Brandão
Número: 27 e 39
Turma: 4002...Marcela e Sara Brandão<br />Número: 27 e 39<br />Turma: 4002<br /><br />sobre o site:<br />3. DITADO Terceira Série<br /><br />Objetivo: relacionar cada grupo de peças ao seu valor numérico. <br /><br />O professor mostra, um de cada vez, cartões com números. As crianças devem mostrar as peças correspondentes, utilizando a menor quantidade delas. <br />Variação:<br />O professor mostra peças, uma de cada vez, e os alunos escrevem a quantidade correspondente. <br /><br />Quarta Série<br /> PARTINDO DE CUBINHOS<br /><br />Objetivo: compreender as características do sistema decimal.<br /><br /><br />Cada criança recebe um certo número de cubinhos para trocar por barras e depois por placas. <br />A seguir deve escrever na tabela os números correspondentes às quantidades de placas, barras e cubinhos obtidos após as trocas. <br />Esta atividade torna-se interessante na medida em que se aumenta o número de cubinhos. <br /><br /><br /><br />Muito atrativas as atividades para as crianças e com o material dourado elas podem aprender sobre unidade, dezena e centena por uma forma lúdica.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-86793858748615138692009-11-16T21:14:16.076-02:002009-11-16T21:14:16.076-02:00NOME:Maíra e Thamires Alves
nº26 e 45
turma:4002
...NOME:Maíra e Thamires Alves<br />nº26 e 45<br />turma:4002<br /><br /><br />1)os sites são bem interessantes,pois ajuda o professor na sua pratica do dia-a-dia,mostrando assim passo a passo atividades ricas,q pode ser aplicadas em nossas aulas...<br /><br />2)2.2°escolaridade<br /><br /> MONTAGEM<br /><br />Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.<br /><br />O professor sugere as seguintes montagens:<br />- uma barra;<br />- uma placa feita de barras;<br />- uma placa feita de cubinhos;<br />- um bloco feito de barras;<br />- um bloco feito de placas;<br /><br />O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:<br />- Quantos cubinhos vão formar uma barra?<br />- E quantos formarão uma placa?<br />- Quantas barras preciso para formar uma placa?<br /><br />Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:<br />- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?<br />- E com 27? É possível? <br /><br /><br />1º ano escolaridade<br />1. JOGOS LIVRES<br /><br />Objetivo: tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.<br /><br />Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres.<br />O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:<br />- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!<br />- E a placa é formada por 10 barras!<br />- Veja, o cubo é formado por 10 placas! <br /><br /><br />o material dourado e muito importante no ensino fundamental, pois a criança tem contato direto com o material e isso facilita na sua aprendizagem...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-90984745118964925792009-11-16T18:03:23.012-02:002009-11-16T18:03:23.012-02:00nome:Anali e Mayara Vasconcelos
turma:4003
nº:03 e...nome:Anali e Mayara Vasconcelos<br />turma:4003<br />nº:03 e 25<br /><br />Séries iniciais do ensino fundamental<br /><br />achamos bastante interessante a forma com que esta atividade foi elaborada pois faz com que o aluno tenha maior conhecimento de sequencia lógica e sucessor.<br /><br /><br /><br />DESEJAMOS FELICIDADES AO MAIS NOVO CASAL.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-7442338326973808802009-11-16T17:54:05.379-02:002009-11-16T17:54:05.379-02:00nome:Analia e Mayara Vasconcelos
turma:4003
nº:03 ...nome:Analia e Mayara Vasconcelos<br />turma:4003<br />nº:03 e 25<br /><br />Séries inicias do ensino fundamental<br /><br />http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p3.php<br /><br />Através do ditado com material dourado o professor poderá perceber se houve aprendizado com material concreto.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-77996388041435408232009-11-13T11:24:10.355-02:002009-11-13T11:24:10.355-02:00Alunas: Anna Paula A.Bertolino
Lívia Maria...Alunas: Anna Paula A.Bertolino<br /> Lívia Maria M. de Souza<br />n°s: 04,22<br />Turma: 4002<br /><br />- Sites:<br />Analisamos como um ótimo recurso a ser trabalhado com as crianças para uma melhor aprendizagem, compreendo passando o abstrato para o concreto.<br /><br />- Atividades:<br />1°)- Atividade dirigida ao 2° ano de escolaridade.<br /> VAMOS FAZER UM TREM?<br /><br />Objetivo: compreender que o sucessor é o que tem " 1 a mais" na seqüência numérica.<br /><br />O professor combina com os alunos:<br />- Vamos fazer um trem. O primeiro vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último vagão será formado por duas barras. <br />Quando as crianças terminarem de montar o trem, recebem papeletas nas quais devem escrever o código de cada vagão.<br /><br />Esta atividade leva à formação da idéia de sucessor. Fica claro para a criança o "mais um", na seqüência dos números. Ela contribui também para a melhor compreensão do valor posicional dos algarismos na escrita dos números. <br /><br />2°)- Atividade dirigida ao 5° ano de escolaridade.<br /> O JOGO DE RETIRAR<br /><br />Objetivos: compreender o mecanismo do "empresta um" nas subtrações com recurso; estimular o cálculo mental.<br /><br />Esta atividade pode ser realizada como um jogo de várias rodadas. Em cada rodada, os grupos sorteiam um cartão e uma papeleta. No cartão há um número e eles devem pegar as peças correspondentes a essa quantia. Na papeleta há uma ordem que indica quanto devem tirar da quantidade que têm.<br />Por exemplo: cartão com número 41 e papeleta com a ordem: TIRE 28. <br />Vence a rodada o grupo que ficar com as peças que representam o menor número. Vence o jogo o grupo que ganhar mais rodadas. <br />É importante que, primeiro, a criança faça várias atividades do tipo: "retire um tanto", só com o material. Depois que ela dominar o processo de "destroca", pode-se propor que registre o que acontece no jogo em uma tabela na lousa. Isto irá proporcionar melhor entendimento do "empresta um" na subtração com recurso. Quando o professor apresentar essa técnica, poderá concretizar os passos do cálculo com auxílio do material ou desenhos do material. <br />O "empresta um" também pode indicar a "destroca" de uma centena por 10 dezenas ou um milhar por 10 centenas, etc.<br /><br />- O uso do Material Dourado é eficaz nas séries iniciais do ensino fundamental,pois é necessário que se foque em ambientes que possuam ferramentas que possam despertar a independência e a autonomia das crianças.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-47253667054109978582009-11-12T17:03:37.503-02:002009-11-12T17:03:37.503-02:00Anna Carolina R Reis
nº:03
turma:4002
Os sites s...Anna Carolina R Reis<br />nº:03<br />turma:4002<br /><br /><br />Os sites são muito bons, explicam o que é o material dourado de uma maneira bem fácil para compreender, mostrando sua importância e seus objetivos e com atividades ótimas para serem aplicadas.<br /><br />Adição simples utilizando material dourado(3º ano de escolaridade do ensino)<br />http://alemdocaderno.blogspot.com/2009/06/adicao-simples-utilizando-material.html<br /><br />Trabalhando com o milhar(4º ano de escolariddade do ensino)<br />http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7052Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-78254337126994062732009-11-11T21:15:21.855-02:002009-11-11T21:15:21.855-02:00Nome: Camila Perete e Mayara Figueiredo
Nº: 06, 28...Nome: Camila Perete e Mayara Figueiredo<br />Nº: 06, 28<br />Turma :4002<br /><br />1)sobre os sites: São interessantes, pois falam de um material que deveria ser muito utilizado em sala de aula. Os sites visam a explicação da utilização do material dourado de forma a instruir as pessoas a como usá-lo da melhor amneira, tornando as aulas significativas para todos. Percebemos que esse material, desde sua criação tem o cuidado de resgatar a verdadeira necessidade dos alunos, fazendo com que aprendam com o concreto.<br /><br />2)atividades: "Adição de números naturais" 5º ano de escolaridade (portaldoprofessor.mec.gov.br)<br /><br />"Divisão com material dourado" 3º ano de escolaridade<br />(alemdocaderno.blogspot.com)<br /><br />3)comentário: O Ensino Fundamental, é a fase em que os alunos lidam muito com a matemática, eo contato com o concreto possibilitará que els não criem conceitos errôneos sobre a matemática, e sim, que vejam-na como algo presente no cotidiano.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-44800634844675358152009-11-11T08:13:40.290-02:002009-11-11T08:13:40.290-02:00Nome: Karine, Michelle e Vanessa
Nº 16, 26 e 37
Tu...Nome: Karine, Michelle e Vanessa<br />Nº 16, 26 e 37<br />Turma: 4003<br /><br />Os sites ótimos e as atividades são bem elaboradas trazendo de maneira claras e objetivas o uso deste material para as crianças, podendo as mesmas manuseálos de forma lúdica e concreta.<br /><br />Atividades:<br />Matemática e música: Frações de água contida no copo.<br />Nivel: 5º ano de escolaridade<br /><br />Vamos fazer um trem<br />Nível de escolaridade: 3º ano de escolaridadeUnknownhttps://www.blogger.com/profile/00700616172130848749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-90280367844930264932009-11-10T21:52:22.814-02:002009-11-10T21:52:22.814-02:00.¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤....¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.<br /><br />Camila Rios Nº 05<br />Luciana de Paula Nº 24<br />Turma: 4002<br /><br />1. Os sites são bem elaborados, com atividades significativas que podem ser muito bem aproveitadas pelos professores, enriquencendo suas "aulas matemáticas".<br /><br />2. Atividades<br />JOGO DOS CARTÕES<br />http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br /> ( 5ºano )<br /><br />PARTINDO DE CUBINHOS <br />http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br />(2º ano)<br /><br />3. O material dourado é algo indispensável nas aulas de matemática. A criança, no ensino fundamental, ainda está na fase operatório-concreta, por isso necessita manupular diariamente mateirais para compreender conceitos matemáticos; e o material dourado é um deles. Não poderia receber um nome melhor, esse " tesouro" encontrado dentro da caixinha de madeira, que ao ser aberta, desperta a vontade de aprender dos alunos em geral.<br /><br />.¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-25284847542336189032009-11-10T20:54:51.905-02:002009-11-10T20:54:51.905-02:00Práticas Pedagógicas de Matemática
Nome: Juliana F...Práticas Pedagógicas de Matemática<br />Nome: Juliana F. e Thaís S.<br />N°: 14 e 35<br />Turma: 4003<br /><br />1)Os sites são muito interessantes , pois é uma maneirá onde o professor pode buscar atividades que criativas que pode ser utilizadas com seus alunos para despertar mais seu interesse e depois seu desenvolvimento de forma pratica e facilitada.<br /><br />2)Atividades:<br />1-Jogos Livres (http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm )<br />3°ano de escolaridade <br />2-Montagem (http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm )<br />4°ano de escolaridade<br /><br />3)O uso do material dourado nas aulas é muito importante , pois facilita o aprendizado das crianças em questões onde sempre há mais dificuldades em matemática . A partir desse material a criança pode despertar mais interessa , ainda mais propondo atividades como desafio para a criança compreender mais o que ela está fazendo e é sempré através da vivencia com o concreto que a criança aprende mais.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04537435221538372716noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-6687812702999797562009-11-09T19:53:46.107-02:002009-11-09T19:53:46.107-02:00Nomes: Aline e Thayra
N° 01 e 47
Turma: 4002
1- O...Nomes: Aline e Thayra<br />N° 01 e 47<br />Turma: 4002<br /><br />1- Os sites são muito bons para professores e futuros professores como nós, pois conta toda a história do material dourado, mostrando sua aplicação e importância na aprendizegem das crianças.<br /><br />2-Atividade 1- DITADO<br /><br />Objetivo: relacionar cada grupo de peças ao seu valor numérico.<br /><br />O professor mostra, um de cada vez, cartões com números. As crianças devem mostrar as peças correspondentes, utilizando a menor quantidade delas. <br />Variação:<br />O professor mostra peças, uma de cada vez, e os alunos escrevem a quantidade correspondente. <br /><br />Atividade 2- Objetivo : tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.<br /><br />Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:<br />- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!<br />- E a placa é formada por 10 barras!<br />- Veja, o cubo é formado por 10 placas! <br /><br /><br /><br />3-A utilização do material dourado é muito importante na aprendizegem dos alunos, pois com ele a criança é capaz de manusear e visualizar o conteúdo de forma concreta.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-23004889950787490552009-11-08T20:08:12.127-02:002009-11-08T20:08:12.127-02:00Eliana e tatiane
Nº:11 e 42
Turma:4002
1)Os sites...Eliana e tatiane<br />Nº:11 e 42<br />Turma:4002<br /><br />1)Os sites são ótimos e de extrema importância para o professor no seutrabalho com o material dourado, pois ele facilita na explicação para os alunos, tudo está muito bem explicado e colocado e vem falando desde do início de sua existência, seus objetivos são claros,os sites são muito bons.<br /><br />2)Atividades:<br /> <br />Para o 2ºano de escolaridade<br />(1ªsérie)JOGO LIVRE<br /><br />http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p2.php<br /><br />Para o 4º ano de escolaridade <br />(3ª série)EMPILHANDO PEÇAS<br /><br />http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p2.php<br /><br />3)O material dourado é importante para que a criança desenvolva o raciocínio lógico, o desenvolvomento cognitivo e para que ela possa conhecer o concreto do pensamento a ser produzido para que não fique só na teoria,e sim na prática do seu de desenvolvimento e aprendizado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-46023751184548962622009-11-07T20:11:12.026-02:002009-11-07T20:11:12.026-02:00Nomes: Crici e Nathália Sá
Nºs: 08 e 31
turma: 400...Nomes: Crici e Nathália Sá<br />Nºs: 08 e 31<br />turma: 4002<br /><br />sobre os sites: são muito interessantes, pois eles contam toda a história do material dourado, tiram dúvidas de com utilizá-lo.<br /><br />Atividades:<br />Foram retiradas do site: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br /><br />PREENCHENDO TABELAS<br />Objetivo: os mesmos das atividades 3 e 4.<br />- preencher tabelas respeitando o valor posicional;<br />- fazer comparações de números;<br />- fazer ordenação de números. <br />As regras são as mesmas da atividade 4. Na apuração, cada criança escreve em uma tabela a quantidade conseguida. <br /> <br />Olhando a tabela, devem responder perguntas como estas:<br />- Quem conseguiu a peça de maior valor?<br />- E de menor valor?<br />- Quantas barras Lucilia tem a mais que Gláucia? <br />Olhando a tabela à procura do vencedor, a criança compara os números e percebe o valor posicional de cada algarismo. <br />Por exemplo: na posição das dezenas, o 2 vale 20; na posição das centenas vale 200. <br />Ao tentar determinar os demais colocados (segundo, terceiro e quarto lugares) a criança começa a ordenar os números. <br /><br /><br />"DESTROCA"<br />Objetivos: os mesmos da atividade 10.<br />Cada grupo de alunos recebe um dado marcado de 4 a 9 e uma placa. <br />Quando o jogador começa, todos os participantes têm à sua frente uma placa. <br />Cada criança, na sua vez de jogar, lança o dado e faz as "destrocas" para retirar a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. Veja bem: esse número dá direito a retirar somente cubinhos. <br />Na quarta rodada, vence quem ficar com as peças que representam o menor número. <br />Exemplo: Suponha que um aluno tenha tirado 7 no dado. Primeiro ele troca uma placa por 10 barras e uma barra por 10 cubinhos: <br /> <br />Depois, retira 7 cubinhos: <br /> <br />Salientamos novamente a importância de se proporem várias atividades como essa, utilizando, de início, só o material. Quando o processo de "destroca" estiver dominado, pode-se propor que as crianças façam as subtrações envolvidas também com números.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-91359438096933472262009-11-06T09:25:52.312-02:002009-11-06T09:25:52.312-02:00Nome: Thamires de Almeida Sá
Nº: 46 Turma: 4002
Ó...Nome: Thamires de Almeida Sá<br />Nº: 46 Turma: 4002<br /><br />Ótimas dicas de como trabalhar com material dourado, os sites passam de maneira bem simples sendo assim de fácil entendimento para os educandos, pois a maneira de como é passada os conteúdos é bem clara e objetiva.<br /><br /> JOGOS<br /><br />1) “Fazendo trocas” 2º ano de escolaridade<br />http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm#l2a4<br /><br />2)”Preenchendo tabelas” 4ºano de escolaridade<br />http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p3.php<br /><br />O uso de material dourado é extrema importância não só ele como qualquer tipo de material concreto, onde a criança tenha contato pois facilita o seu entendimento.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6039353743794891932.post-87985869477800064422009-11-04T21:08:54.215-02:002009-11-04T21:08:54.215-02:00Nomes: Cínthia e Thábata
Nº: 07 e 43
Turma: 4002
...Nomes: Cínthia e Thábata<br />Nº: 07 e 43<br />Turma: 4002 <br /><br /><br /><br />1. O site é importante, pois contém jogos diversificados, permitindo a criança aprender brincando.<br /><br />2. "MONTAGEM"3º ano de escolaridade do ensino fundamental<br />http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br /><br />"DITADO" 2º ano de escolaridade do ensino fundamental.<br />http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm<br /><br />3. O material dourado estimula a criança, trabalahndo diretamente com o concreto, com a noção de unidade =, dezena e centena, permitindo que ela possa pensar e ver o real.Anonymousnoreply@blogger.com