terça-feira, 20 de outubro de 2009

CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

Olá Futuros Professores!


Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo o conteúda da fração.
1. Acessar o portal do Professor no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Se você preferir outro site fique a vontade desde que cite o site que você escolheu.
2. Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”. Conteúdo Fração.
2.Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.
3. Elabore, no espaço de comentário: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.

32 comentários:

Anônimo disse...

nome:Letícia e Ricardo
nº: 21 e 37
turma: 4002

1)Fração http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=668

2)O programa envolve muitas áreas do conhecimento, trazendo ao lúdico uma matéria que a tempos se tem problemas, pois envolve e se caracteriza como uma matéria que não muito se vê nas ruas. E com esse tipo de trabalho o professor faz com que o aluno entenda brincando, se divertindo e com isso a aŕendizagem se torna algo concreto.

3)O que nós podemos perceber ao lermos o site é sua veracidade em relação à aquisição do conhecimento lá proposto, pois de fato o site tirou até algumas de nossas duvidas em relação a fração. E de forma muito bem dinâmica e fácil pode fazer com que o aluno também do mesmo modo aprenda os conceitos básicos e suas múltiplas aplicações, seja ele no âmbito escolar ou no na vida.

4)Levar os alunos para a sala de informática afim de que os mesmos possam
praticar os exercícios propostos pelo site.

Anônimo disse...

nome: Laiane Carnavos
nº;20
turma;4002

1°Fração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1336

2° Em a magia das frações as áreas do conhecimento atingidas são a lógico-matemática e a operacional.
A aula apresenta desafios que servem como ponto de partida para o conteúdo:frações equivalentes, mmc, adição e subtração de frações e simplificação.

3°Os desafios da aula levam a criança a pensar levando-a a buscar soluções para os problemas, como quando João se depara com uma situação inesperada tendo que dividir novamente o bolo que havia feito.Faz com que a criança se interesse pelo conteúdo.A aula apresenta sugestões de jogo online em que a criança põe em
prática o saber adquirido.
Na minha opnião é uma aula rica em conteúdos e recursos, adequada ao ensino fundamental e faz relação com o conteúdo dado em sala de aula pela professora Ana Cristina.

Anônimo disse...

nomes: Kelly e Sândala Clícia
n°: 18 e 38
turma: 4002

1) Intercalando frações:

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/intercalar-racionais-428295.shtml

2) A proposta de aula parte de uma situaçao problema dada pele professora. a turma é dividida em equipes que devem dar dicas uns aos outros de uma sequência numérica que corresponde as fraçoes escolhidas. É interessante trabalhar com essa sugestao pois leva o aluno a utilizar a linguagem matematica ao tentar realizar a tarefa e também leva o aluno a elaborar hipóteses de quais sao as possibilidades de resoluçao do probema.

3) leva o aluno a pensar em como expressar as dicas para a outra equipe,trabalhando com hipóteses. A avaliaçao será feita pela observaçao das aprendizagens e discussao das soluçoes encontradas. O recurso usado é o comun.

Anônimo disse...

Nomes: Crici e Nathália Sá
Nºs: 08 e 31
Turma: 4002

site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10844

1)Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.

O aluno deverá criar uma receita (com símbolos fracionários) utilizando os conhecimentos trabalhados e depois copiá-la escrevendo as frações com palavras, mostrando que compreendeu a relação entre a fração e a quantidade estipulada.

Estratégias e recursos da aula

Com base no tema desenvolvido no período com a turma: Folclore. A professora pede para que os alunos tragam uma receita de um bolo característico do tema (milho, cenoura, aipim, ...) para ser lida e interpretada em sala.
No dia programado para a atividade a turma é dividida em grupos e os componentes deverão destacar da receita os ingredientes e as quantidades referentes a cada um deles, que estiverem representadas por uma numeração ainda não trabalhada por eles.

Exemplo: ¼ de xícara de açúcar, ½ xícara de leite,...

Em seguida a professora registra no quadro as frações destacadas da receita e pergunta à turma se eles têm ideia de como são lidas essas quantidades (frações).
A partir daí a professora apresenta para os alunos que cada parte da fração possui uma
função (não citando ainda a nomenclatura dos termos). A parte escrita acima do numerador é lida normalmente: um, dois, três,...Já a parte que fica abaixo do traço, é lida de outra forma: 2 – meio; 3 – terço; 4 – quarto e assim por diante.

Avaliação
O aluno deverá criar uma receita (com símbolos fracionários) utilizando os conhecimentos trabalhados e depois copiá-la escrevendo as frações com palavras, mostrando que compreendeu a relação entre a fração e a quantidade estipulada.

Unknown disse...

Nome:Karine 16, Michelle 26, Vanessa 37, Turma 4003

Nome do programa: Fração como representação de medidas (Portal do Professor).
Áreas do conhecimento: Português e Matemática.

1)O programa envolve sutuações do cotidiano das crianças, lançando desafio para as crianças e sendo orintadas pela professora, são recursos que dão certo e desenvolve o raciocio das crianças em relação a matemática.

Anônimo disse...

nome: Juliana F. E Thaís S.
nº: 14 e 35
turma:4003

1) Fração http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7057

2) A proposta da aula é bem interessante.Pois é uma coisa do cotidiano que sempre envolve a matemática.Comparar frações com o mesmo numerador e denominadores diferentes. Conceitos básicos sobre fração – representação e leitura de imagem.

3) O que nós poderiamos perceber é que o Professor, para esta atividade,precisará de levar um bolo e os ingredientes para a confecção da cobertura de chocolate. Assim, os alunos poderão experienciar de fato as quantidades especificadas na receita,ou seja,do concreto para a realidade. E durante a arrumação dos ingredientes, lançar sempre perguntas relacionadas a fração do tipo:Para fazer a cobertura, usamos mais leite ou leite condensado?

Anônimo disse...

1-Tipos de Frações

2-Conhecimentos envolvidos-divisores e múltiplos.

3- A aula tem um ótimo recurso a ser trabalhado, pois faz com que a criança interaja com o concreto em situações lúdicas do dia-a-dia de cada um..
Essa realidade já não é muito realizada em sala de aula por muitas professoras que acham que o aprendizado só acontece nos exercícios..

4-Uma estratégia é levar os alunos para o laboratório de informática para fazer os exercícios propostos e também trabalhar com coisas que chamem e estimulem mais a curiosidade da criança como o chocolate.
Thábata e Cinthia-7 e 43. 4002

Anônimo disse...

Nome-Cinthía e Thábata
N-7 e 43
turma-4002

1-Tipos de Frações

2-Conhecimentos envolvidos-divisores e múltiplos.

3- A aula tem um ótimo recurso a ser trabalhado, pois faz com que a criança interaja com o concreto em situações lúdicas do dia-a-dia de cada um..
Essa realidade já não é muito realizada em sala de aula por muitas professoras que acham que o aprendizado só acontece nos exercícios..

4-Uma estratégia é levar os alunos para o laboratório de informática para fazer os exercícios propostos e também trabalhar com coisas que chamem e estimulem mais a curiosidade da criança como o chocolate.
Thábata e Cinthia-7 e 43. 4002

Anônimo disse...

Alunas:Anna Paula A. Bertolino
Lívia Maria M de Souza
nºs: 04 e 22
turma : 4002

1)- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula .html?aula=10313

2)- A aula sugerida facilita o aluno a compreensão e entendimento do que é fração, relacionando com a realidade, por exemplo ao citar uma situação em que Aninha ganhou a metade de uma barra de chocolate,explicando e estimulando os alunos a perceberem que a barra do chocolate é o inteiro (1) e sua metade é igual a meio (1/2).
Outro fator relevante na prática é a pesquisa ao laboratório de informática, e a livros sobre o tema supervisionado pelo professor e a inclusão da família como no exemplo, pede-se aos alunos que desenhem o número de componentes de sua família numa folha de sulfite dividindo-os, logo farão a relação de números e concretos.

3)- Fração? Difícil? Isso é coisa do passado
Capacidade de analisar as situações do cotidiano para introduzir a representação fracionária dos racionais

Analisamos a aula como rica em recursos que dinamizam e oportunizam os educandos a obter o conhecimento do conceito, e interiorizando sua prática.
Será proveitosa a utilização dessa prática, pois a partir das atividades propostas consideramos que os alunos terão possibilidades de ter um bom êxito na aprendizagem.

Anônimo disse...

nome :eliany (12) e Sara (40)
Turma :4002

1)Fração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=670

2)Em indentificar uma fração propria ,impropria e uma fração aparente ,o programa trabalha com objetos concretos facilitando a aprendizagem do aluno .

3)o que podemos perceber ao lermos o site é que o professor colocou a fração de uma maneira divertida ,para os alunos aprendam a classificar as fraçõea de diversos tipos ,onde a aprendizagem se torna algo concreto.

4)É uma brincadeira muito divertida onde os alunos poderão aprender diversos tipos de classificação das frações .

esta brincadeira é feita na sala de aula ,onde eles poderão identificar quantidades e diferenciar se elas ´são partes inteiras exatamente ou não.
vamos precisar de 3 copos de água e:
*Encha o primeiro copo pela metade e pergunte a eles que fração a parte com agua representa ?
*Encha o segundo copo completamente e pergunte a eles que fração representa a parte com agua dos dois copos juntos ?
*Agora encha completamente os tres copos com agua e pergunte a eles que fração representa a parte com agua dos tres copos juntos ?

Anônimo disse...

nome: Anna Carolina R Reis
nº: 03
turma: 4002

1)http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=670

2)A atividade envolve o que os alunos já conhecem sobre fração e também aprendem a classifica-las como: própria,imprópria,aparente,equivalente e mista.O professor trabalhou com algo concreto o que facilita a compreensão do aluno.

3)Tratar de fração sempre foi um assunto muito complicado mais no site parece tudo muito fácil e é muito interessante, traz várias idéias e até nos ajuda tirando algumas de nossas dúvidas, isso tudo de uma maneira muito agradavél e de fácil compreensão.

4)Com a barra de chocolate,o professor irá dividir e perguntar aos alunos que tipo de fração é(própria,imprópria,aparente,equivalente e mista) e eles farão as anotações no caderno.

Anônimo disse...

Camila Rios Nº 05
Luciana Nº 24
Turma:4002


.¸¸.*♡*.¸¸.¸¸.*♡*.¸¸.¸¸.*♡*.¸¸.¸¸.*♡*.¸¸
1) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=202
2) As áreas do conhecimento envolvidas na atividade proposta pelo professor é a soma de frações e o raciocínio lógico.
3) A atividade acontece da seguinte forma: o professor da turma leva seus alunos à sala de informática, e lá eles acessam um determinado site com o conteúdo frações.
Esse site tem várias tiras que representam diversas frações. Algumas operações são propostas aos alunos, para que eles resolvam.
4) Nós gostamos muito da atividade citada, pois os alunos aprendem o conteúdo fração de uma forma bem atualizada. O uso da informática, como aliada, faz com que o assunto desperte interesse nas crianças.
4) Uma das ideias que tivemos, ao conhecer este programa, foi a de propor um campeonato na escola. Dividindo os alunos por séries, e estimulando-os a resolver o maior número de atividades corretamente, utilizando o site : http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/tiras/index.html
.¸¸.*♡*.¸¸.¸¸.*♡*.¸¸.¸¸.*♡*.¸¸.¸¸.*♡*.¸¸

Anônimo disse...

Nome: Lília e Mayára Faria
Nº18 e 24
Turma:4003

1- Fração http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1336

2- O programa envolve áreas do conhecimento como a operacional e a lógica.
Essa aula tem como intuito de aplicar conhecimentos que os alunos tenham adquiridos com a finalidade de Fração Equivalente e a Simplificação de fração.
Ela faz com que o aluno compreenda o conceito de adição,subtração e multiplicação.

3- O que percebemos é que alguns exercícios devem fazer com que a criança pense, com isso buscando solucionar os problemas.
Essa aula tem muitos recursos que podem ser avaliados e ela é parecida com as aula na sala de aula.

Anônimo disse...

Nome: Karina Gomes nº 17
Natália Abreu 29
turma: 4002

1. conceituando fração

http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/sala/explor_pt.html

2. A aula é muito interessante, pois ajuda a criança a ter noção de fração com o concerto.

3. Gostamos muito dessa aula, pois ela é bem dinamica e ajuda a criança a entender melhor a fração.

4. O professor pode levar a criança para sala de informatica, e explorar melhor o que a internet, oferece de melhor sobre o ensino da fração.

Daiane e Kelly disse...

Nomes: Daiane e Kelly
Nº: 05 e 17
Turma: 4003

Fração
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=520

1)Nesse jogo, os alunos devem ser capazes de identificar o numerador e o denominador de algumas figuras que representam as frações.

2)Nós achamos a atividade interessante para se trabalhar com as crianças ao se ensinar Fração, pois muitas sentem dificuldade em diferenciar o numerador do denominador, etc.
De uma forma prazerosa, os alunos poderão brincar e ao mesmo tempo concretizar a sua aprendizagem.

Anônimo disse...

nome:Anália e Mayara Vasconcelos
nº:03 e25
turma:4003

1)Adição de frações
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=202

2)O planejamento de aula sobre adição de frações através do laboratório de informatica, facilita a aprendizagem do aluno com a motivação de uma aula mais dinâmica, criativa e divertida fazendo com que através do divertimaento a aprendizagem do aluno envolva o concreto.


3)Percebemos que através da aula o aluno tera oportunidade para resolver de várias maneiras diferentes possibilitando com que o aluno encontre sua própria maneira de resolver.

4)Levar o aluno para o laboratório de informatica para que eles possam participar de uma aula mais dinamica.

Anônimo disse...

nome: Jéssica e Renata
nº.: 16,33
Turma:4002

1-FRAÇÂO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=670

2- A aula identifica os tipos de fração de maneira prática, usando de exmplos como o copo com água algo facilmente reconhecido pela criança já que faz parte do cotidiano do educando. O conhecimento lógico-matemático fica a cargo das comparações, a todo momento o professor faz parte da construção dos conceitos de fração imprópria, própria e aparente.

3- A aula é adequada a qualquer turma, por não estar focada a um só cenário, já que pode ser trocada por outros exemplos como frutasa, barras de chocolate ou qualquer outro tipo de material. Certamente a aula os tipo de fração esta devidamente relacionada oas conteúdos das aulas da professora Ana Cristina.

Anônimo disse...

Nome:Thamiris e Cecília
nº04 e 36
Turma:4003

1)Bingo Cooperativo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatevnicaaula=3

Comentário:
essa ativadade é muito interessante, pois além do aluno aprender com o concreto ´ele terá a ajuda do colega ao lado para ajudá-lo a resolver a continha.
com essa ativadade o luno desenvolverá o raciocínio lógico matemático, irá aprimorar sua rapidez de reação interagindo com os colegas, além de memorizar fatos fundamentais da multiplicação.

2)Comparando Frações
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula

Essa aula é uma ótima oportunidade de iniciar o assunto frações com o concreto, pois o professor levará para sala de aula receitas e materias para confeccionar alimentos.
Com isso o aluno compreenderá a utilização de medidas e números fracionários em seu cotidiano.
assim o aluno ficará muito motivado para realizar os probleminhas com fações.
Com essa aula o professor pode utilizar diversas maneiras de representar as frações.
Assim o professor estará ensinando o aluno a comparar frações com o mesmo numerador e denominador diferentes.
Bei-jo!!

Anônimo disse...

Nome: Camila Perete e Mayara Figueiredo
nº: 06, 28
turma: 4002

1)http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7057

2)Comparar frações com o mesmo numerador e denominadores diferentes. A profª. deve levar um bolo para a sala de aula e os ingredientes para a calda. Os alunos poderão experenciar as quantidades especificadas na receita. A profª. deve fazer perguntas para a comparação das medidas e os alunos deverão elaborar um texto sobre as aulas.
Essa estratégia é muito interessante, pois os alunos poderão por eles mesmos, perceberem como a fração faz parte do nosso cotidiano. Poderão experenciar e comparar medidas e quantidades.

3)"Comparando frações"
Áreas do conhecimento: Matemática e português
Essa é uma atividade criativa em que os alunos podem participar ativamente da aula aprendendo com o concreto. As dúvidas podem ser comprovadas e eliminadas. O recurso é abrangente, pois se o professor aprofundar ele poderá abranger mais áreas do conhecimento através deste, como ciências, história, geografia, etc.

Anônimo disse...

nome:Maíra e Thamires Alves
nº26 e 45
turma:4002

1)http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=670

2)O programa mostra uma maneira divertida para que os alunos aprendam os diversos tipos de classificação de frações. Verificando se eles sabem alguns conceitos prévios sobre frações,.
*os recursos o professor utiliza três copos d’água e:

* Encha o primeiro copo pela metade e pergunte a eles que fração a parte com água representa?
* Encha o segundo copo completamente e pergunte a eles que fração representa a parte com água dos dois copos juntos?
* Agora encha completamente o três copos com água e pergunte a eles que fração representa a parte com água dos três copos juntos?
fazendo então a mediação cognitiva com os alunos...

*avaliação:A avaliação ocorre durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, elaborar uma lista de exercícios e pedir para que os alunos que a resolva.

3)area do conhecimento:tipos de frações


Concluimos então nossso trabalho com uma breve avaliação sobre essas ideias,pois é muito importante valorizar os connhecimentos prévios dos alunos, para q essa aprendizagem se torne significativa.,e uma forma bem dinamica de trabalhar os conteudos.

Anônimo disse...

Marcela e Sara Brandão
Números: 27 e 39
turma: 4002

1)http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1188

2)A aula envolve muito diálogo entre o professor e o aluno em todos os aspectos. A tarefa está transcrita no Português originário de Portugal, então o professor deve orientar seus alunos em relação a escrita. Essa atividade aguça a curiosidade das crianças.

3) A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.

Anônimo disse...

nomes:Ana Flávia e Daianne
números:2 e 9
turma:4002

1)Fração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
/fichaTecnicaAula.html?aula=670

2)A aula mostra uma situação do cotidiano em que o primeiro copo é enchido pela metade e a professora pede para representar a fração;depois a professora enche o segundo copo todo e pede para o aluno representar a parte com água dos dois copos juntos em forma de fração , depois que um terceiro copo é colocado e enche-se os três copos completamente com água e pergunta-se a eles o valor de água representado pelos três copos juntos.

3)A proposta de aula parte do concreto, trabalha divisores e múltiplos,estimula a atenção e a percepção do aluno de forma fácil de se compreender.A avaliação é feita durante a exploração dos comentários dos alunos e dos questionamentos propostos pelo professor.

Anônimo disse...

nomes : ÉRICA E RIANI
nº: 13 E 36
Turma: 4002

1) FRAÇÃO IRREDUTÍVEL
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1400

2)Apesar do tema da aula ser "fração irredutível", a aula não se limita em explicar o que é uma fração irreutível. A aula é composta de exemplos que partem do cotidiano do aluno, de exercícios que envolvem os variados tipos de frações, enfim, com muito dinamismo consegue chegar ao seu objetivo que é fazer o aluno entender o que é uma fração irredutível.

3)No ínicio da aula o professor deve apresentar um problema para que os alunos tentem resolvê-lo e assim debater com o professor. Logo a pós o professor deverá levar seus alunos para o laboratório de informática onde acessarão um site que explicará através de exemplos e exercícios o que é uma fração irredutível.
Gostamos muito dessa aula pois podemos observar que para ensinar um conteúdo não devemos complicá-lo mas sim simplificá-lo, e se utilizar de diversos meios atrativos e com uma boa base para que o aluno se sinta motivado a aprender.

4) Ao final da aula o autor dá a ideia de outra atividade, que é indicar os alunos um site onde eles poderão participar de um fórum de discussão com outros alunos.

Anônimo disse...

Nome:Isabel e Maiara Vieira
n°:14 e 25
Turma:4002

1)Fração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1336

2)Esse jogo envolve a noção de fração que a criança traz de bagagem.pois sedeve perceber o quanto falta para encher totalmente da garrafa,a criança acaba aprendendo sem saber que esta aprendendo e acha uma diversão,algo diferente.

3)O que podemos perceber ao lermos o site é sua criatividade pois há desenhos que chamam muita atenção e é por isso que a criança se interessa.Usa-se a linguagem da criança,acabando assim com aquela tradição que 'MATEMÁTICA É BICHO DE 7 CABEÇAS' e acaba sendo 'MATEMÁTICA É DIVERTIDA'.

4)Podemos perceber que usar a vivência da criança torna-se mais gratificante pois se trabalha com o que está ao seu redor.Porque fração não é apenas partir pizzas como vários professores costumam fazer.Pode-se trabalhar medidas bebidas enfim tudo se pode trabalhar com criatividade.

Anônimo disse...

Nome:Isabel e Maiara Vieira
n°:14 e 25
Turma:4002

1)Fração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1336

2)Esse jogo envolve a noção de fração que a criança traz de bagagem.pois se deve perceber o quanto falta para encher totalmente da garrafa,a criança acaba aprendendo sem saber que esta aprendendo e acha uma diversão,algo diferente.

3)O que podemos perceber ao lermos o site é sua criatividade pois há desenhos que chamam muita atenção e é por isso que a criança se interessa.Usa-se a linguagem da criança,acabando assim com aquela tradição que 'MATEMÁTICA É BICHO DE 7 CABEÇAS' e acaba sendo 'MATEMÁTICA É DIVERTIDA'.

4)Podemos perceber que usar a vivência da criança torna-se mais gratificante pois se trabalha com o que está ao seu redor.Porque fração não é apenas partir pizzas como vários professores costumam fazer.Pode-se trabalhar medidas bebidas enfim tudo se pode trabalhar com criatividade.

Paty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paty disse...

Nome: Aline de O. e Patrícia L.
Nº 02 e 29 Turma: 4003


SITE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5187
Explorando os fatos fundamentais através de estratégias de compras.
1º Quando os alunos atuam nas salas de aula, os materiais comerciais como forma de brincadeiras, estarão desenvolvendo os campos aditivos como: a adição e a subtração.

2º Esta aula que esta sendo sugerida estará instigando o aluno a querer fazer compras com os pais, dar preço as coisas a serem vendidas, saber que existe diferenças de preços entre os mais caros e os mais baratos.

3º Com esta aula os alunos estarão desenvolvendo estratégias como:
Memorização: Quanto ao fazer cálculos e Registrar as transações.
Equivalência: na hora de pagar usará cédulas de diferentes valores.

4º Nesse tipo de aula os alunos vão estar em constante comunicação, os farão ter mais dependência na hora de utilizarem seu dinheiro, saberão que cada cédula tem seu valor, e terão êxito na aprendizagem.

Maria Cecília (22) e Thais (34) - 4003 disse...

"A Magia das Frações", de Jucimara Baptista Batista

O programa trabalha com o conceito de fração, conceito e identificação de frações equivalentes e suas simplificações, conceito de Mínimo Múltiplo Comum (MMC).

É um programa interessante. Nele, há perguntas que poderiam ser propostas aos alunos, comparando frações para ver qual delas é maior. Depois, vem a exposição dos conteúdos e uns problemas propostos para os alunos trabalharem a fixação.
Um detalhe interessante é que há uma sugestão de um software que ajuda a entender melhor o tema ("FRACIOMIA").
O que pode ser feito para deixar a aula mais divertida, é levar bolos e dividí-los de uma maneira diferente, mas que todos os alunos recebam a mesma quantidade.

Unknown disse...

Nome:Lucíola e Tatiana
números 20 e 33
Turma:4003

1)http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1028

2)Fracionando o Tangran (quebra-cabeça)

A ativadade busca desenvolver as representações das Frações a partir das decomposições e sobreposições de figuras planas,descobrindo as diversas frações que podem ser encontradas e permitindo que os alunos possam entender o significado das suas representações.

3)Analisamos a aula como rica e lúdica,levando o aluno a investigar as várias possibilidades
de sobreposição e acima de tudo a assimilação com a composição da fração .

Anônimo disse...

Nome:Greiciane Reis
número:10
4003

1)http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1349

2)Leva o aluno a compreender o significado de frações equivalentes estimulando a participação e curiosidade.

3)Considerei a aula rica,a dica de material no jogo também é muito interessante o assunto é apresentado de forma dinâmica e fácil.

Anônimo disse...

nome: Juliana Zulmira e Laiana Andrade
nº:15 e 38
turma: 4003


1)comparando frações
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7057

área de conhecimento envolvida: matemática (fração)

comparar frações para muitos alunos é um tema muito "chato" porém nessa aula podemos observar que toda criatividade da professora e a motivação apresentada para os seus alunos torna a aula agradável e lúdica alcançando o aprendisado de forma concreta e criativa.

Anônimo disse...

nome: Juliana Zulmira e Laiana Andrade
nº:15 e 38
turma: 4003


1)comparando frações
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7057

área de conhecimento envolvida: matemática (fração)

comparar frações para muitos alunos é um tema muito "chato" porém nessa aula podemos observar que toda criatividade da professora e a motivação apresentada para os seus alunos torna a aula agradável e lúdica alcançando o aprendisado de forma concreta e criativa.