quinta-feira, 7 de maio de 2009

Atividade V Curso NTE/ CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

Atividade 5


Nome do Programa: Números da Conta de Água


Área do Conhecimento Envolvida: Unidades de Medida de Volume

Descrição da Aula:

Para iniciar as atividades o professor deve apresentar aos alunos o vídeo planeta água, disponibilizado no Portal do Professor.
Recurso disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resourceId=14268
A partir desse filme o professor pode estabelecer um debate entre os alunos sobre o que está ao alcance de cada um no que diz respeito ao uso racional da água. Sem dúvida, ações em casa estariam ao alcance de todos. Por isso a atividade envolve a análise das contas de água das famílias.
O professor deve pedir aos alunos que tragam uma conta de água recente para o trabalho envolvendo a matemática. Usaremos a conta abaixo como exemplo para a descrição das atividades.
A Sabesb - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - disponibiliza no seu portal de internet uma seção específica para o aprendizado de assuntos relacionados ao uso da água. http://www.sabesp.com.br (Seção Sabesb Ensina).
Para finalizar o trabalho, o professor pode solicitar a construção de um mapa conceitual (sugerimos o programa Freemind, disponível em http://www.baixaki.com.br/download/freemind.htm) no qual os alunos apresentem as relações que construiram entre os conceitos abordados durante as aulas. A atividade proposta também permite acompanhar as interações dos alunos em pequenos grupos de trabalho e realizar intervenções que favoreçam o aprendizado e esclareçam dúvidas dos alunos.
Opinião:
A aula é viável em sala de aula, pois trabalha conteúdos do cotidiano dos alunos. E, neste momento, em que o mundo inteiro está se mobilizando em prol do meio ambiente é muito importante que nós professores façamos trabalhos de conscientização com os nossos alunos e suas famílias.
O tema abordado, além de trabalhar os conceitos de matemática, envolve as disciplinas de ciências e geografia.

Nenhum comentário: