terça-feira, 9 de junho de 2009

MATERIAL DOURADO

Olá meninas IEPMM. Bom tê-las aqui. Bom vamos trabalhar com este instrumento fascinante que é a internet. Aqui estão as instruções:

1) Navegue pelos sites:http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/
2) Registre sua opinião sobre os sites aqui no blog no local PARA COMENTÁRIOS
3) Escolha 2 atividades de níveis de escolaridades diferentes. Estas atividades poderão ser sorteadas para apresentação e realização em sala de aula com toda a turma. As atividades devem ser registradas aqui no local indicado (NO LOCAL DE COMENTÁRIOS) contendo o nome da atividade, nível de escolaridade, seu nome e número da chamada. Lembre-se que você poderá ser um dos sorteados em sala de aula para realizar as atividades escolhidas.
4)Escreva brevemente sua opinião sobre o uso do Material Dourado no Ensino Fundamental, também no local de comentários.

Um grande abraço, Ana Cristina

30 comentários:

Anônimo disse...

Práticas Pedagógicas de Matemática
Nome:Letícia e Ricardo
Nº:21 e 37
Turma:4002


-sobre os sites:
Muito interessantes,a apresentação sobre o assunto é bem clara.os exercícios são bons.A apresentação do material dourado,mostrando sua história,seu uso,os exercícios e seus objetivos,quem foi seu criador,é excelente.Traz de forma clara o conteudo apresentado.

Anônimo disse...

Nome:Leticia e Ricardo
nª:21 e 37
turma:4002





Atividades:

1)Atividade desenvolvida com a 5ª série

Matemática e música:Frações de água contida em copos.

-Dispondo de quatro copos,uma vasilha com água e colher de metal,os alunos realizam a seguinte tarefa:

a)no copo 1:encher todo com água
b)no copo 2:preencher 3/4 de água
c)no copo 3:preencher 2/4 de água
d)no copo 4:preencher até a metade do copo

questionamentos:

1)Você conseguiu perceber alguma diferença no som que foi produzido em cada um dos quatro copos?Quais?

2)O que podemos constatar com relação às frações de água contidas em cada um dos copos?

conclusão:O timbre produzido por cada um dos quatro copos depende da fração de água que colocamos dentro deles,ou seja,quanto maior a fração de água,mais grave será o som produzido e, quanto menor a fração de água, mais agudo será o som produzido.


2)Atividade coma 3ª série:

-Jogo do nunca dez com material dourado

*o grupo decide quem inicie o jogo
*Cada aluno,na su8a vez de jogar,lança os dados e retira a quantidade de cubinhos ou quadrinhos conforme a quantidade que saiu no dado.
*Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadrinhos,deve trocá-los por uma barra ou tira.
*Quando o jogador conseguirdez tiras,deve trocá-la por uma placa
*Vence o jogador que conseguir 10 placas ou um numero de placas antecipadamente combinado.
*Como variação,pode-se combinada um tempo determinado para jogar.

Rhariany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rhariany disse...

Rhariany Mitrof e Talita Naimara
Nº: 34 e 41 turma:4002

1) São bons sites que orientam o professor, explicam a história do material dourado, suas características, seu objetivo e a maneira com que se deve trabalhar com ele, e também expõe exemplos de jogos interessantes que antes não eram do nosso conhecimento.

2) * "DESTROCA" 4º ano de escolaridade do ensino fundamental (3ª série) (http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2)
*“ VAMOS FAZER UM TREM?” 3º ano de escolaridade do ensino fundamental (2ª série) (http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm)

3) O uso do material dourado no ensino fundamental é de grande importância, pois ele facilita a compreensão e auxiliará no desenvolvimento das estruturas cognitivas, ou seja, é através da manipulação do material concreto (o material dourado) que a criança irá desenvolver seu raciocínio que está ligado ao concreto, desenvolvendo assim suas idéias ligadas a matemática, e irá chegar ao pensamento abstrato.

Anônimo disse...

Nomes: Karina Gomes nº 17
Natália Abreu 29
Turma: 4002

1- Os sites são bons, pois explicam tudo sobre o material dourado, como ele surgiu, para que serve. E ajuda o professor a desenvolver melhor o uso desde material.

2- "UM TREM ESPECIAL" 2º ano de escolaridade do ensino fundamental.
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p4.php

"JOGOS LIVRES" 1º ano de escolaridade do ensino fundamental.
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p2.php

3- Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem do ensino da matemática.
O Material Dourado desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora.

Anônimo disse...

Nomes: Cínthia e Thábata
Nº: 07 e 43
Turma: 4002



1. O site é importante, pois contém jogos diversificados, permitindo a criança aprender brincando.

2. "MONTAGEM"3º ano de escolaridade do ensino fundamental
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

"DITADO" 2º ano de escolaridade do ensino fundamental.
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

3. O material dourado estimula a criança, trabalahndo diretamente com o concreto, com a noção de unidade =, dezena e centena, permitindo que ela possa pensar e ver o real.

Anônimo disse...

Nome: Thamires de Almeida Sá
Nº: 46 Turma: 4002

Ótimas dicas de como trabalhar com material dourado, os sites passam de maneira bem simples sendo assim de fácil entendimento para os educandos, pois a maneira de como é passada os conteúdos é bem clara e objetiva.

JOGOS

1) “Fazendo trocas” 2º ano de escolaridade
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm#l2a4

2)”Preenchendo tabelas” 4ºano de escolaridade
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p3.php

O uso de material dourado é extrema importância não só ele como qualquer tipo de material concreto, onde a criança tenha contato pois facilita o seu entendimento.

Anônimo disse...

Nomes: Crici e Nathália Sá
Nºs: 08 e 31
turma: 4002

sobre os sites: são muito interessantes, pois eles contam toda a história do material dourado, tiram dúvidas de com utilizá-lo.

Atividades:
Foram retiradas do site: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

PREENCHENDO TABELAS
Objetivo: os mesmos das atividades 3 e 4.
- preencher tabelas respeitando o valor posicional;
- fazer comparações de números;
- fazer ordenação de números.
As regras são as mesmas da atividade 4. Na apuração, cada criança escreve em uma tabela a quantidade conseguida.

Olhando a tabela, devem responder perguntas como estas:
- Quem conseguiu a peça de maior valor?
- E de menor valor?
- Quantas barras Lucilia tem a mais que Gláucia?
Olhando a tabela à procura do vencedor, a criança compara os números e percebe o valor posicional de cada algarismo.
Por exemplo: na posição das dezenas, o 2 vale 20; na posição das centenas vale 200.
Ao tentar determinar os demais colocados (segundo, terceiro e quarto lugares) a criança começa a ordenar os números.


"DESTROCA"
Objetivos: os mesmos da atividade 10.
Cada grupo de alunos recebe um dado marcado de 4 a 9 e uma placa.
Quando o jogador começa, todos os participantes têm à sua frente uma placa.
Cada criança, na sua vez de jogar, lança o dado e faz as "destrocas" para retirar a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. Veja bem: esse número dá direito a retirar somente cubinhos.
Na quarta rodada, vence quem ficar com as peças que representam o menor número.
Exemplo: Suponha que um aluno tenha tirado 7 no dado. Primeiro ele troca uma placa por 10 barras e uma barra por 10 cubinhos:

Depois, retira 7 cubinhos:

Salientamos novamente a importância de se proporem várias atividades como essa, utilizando, de início, só o material. Quando o processo de "destroca" estiver dominado, pode-se propor que as crianças façam as subtrações envolvidas também com números.

Anônimo disse...

Eliana e tatiane
Nº:11 e 42
Turma:4002

1)Os sites são ótimos e de extrema importância para o professor no seutrabalho com o material dourado, pois ele facilita na explicação para os alunos, tudo está muito bem explicado e colocado e vem falando desde do início de sua existência, seus objetivos são claros,os sites são muito bons.

2)Atividades:

Para o 2ºano de escolaridade
(1ªsérie)JOGO LIVRE

http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p2.php

Para o 4º ano de escolaridade
(3ª série)EMPILHANDO PEÇAS

http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p2.php

3)O material dourado é importante para que a criança desenvolva o raciocínio lógico, o desenvolvomento cognitivo e para que ela possa conhecer o concreto do pensamento a ser produzido para que não fique só na teoria,e sim na prática do seu de desenvolvimento e aprendizado.

Anônimo disse...

Nomes: Aline e Thayra
N° 01 e 47
Turma: 4002

1- Os sites são muito bons para professores e futuros professores como nós, pois conta toda a história do material dourado, mostrando sua aplicação e importância na aprendizegem das crianças.

2-Atividade 1- DITADO

Objetivo: relacionar cada grupo de peças ao seu valor numérico.

O professor mostra, um de cada vez, cartões com números. As crianças devem mostrar as peças correspondentes, utilizando a menor quantidade delas.
Variação:
O professor mostra peças, uma de cada vez, e os alunos escrevem a quantidade correspondente.

Atividade 2- Objetivo : tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.

Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:
- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!
- E a placa é formada por 10 barras!
- Veja, o cubo é formado por 10 placas!



3-A utilização do material dourado é muito importante na aprendizegem dos alunos, pois com ele a criança é capaz de manusear e visualizar o conteúdo de forma concreta.

tháaiis disse...

Práticas Pedagógicas de Matemática
Nome: Juliana F. e Thaís S.
N°: 14 e 35
Turma: 4003

1)Os sites são muito interessantes , pois é uma maneirá onde o professor pode buscar atividades que criativas que pode ser utilizadas com seus alunos para despertar mais seu interesse e depois seu desenvolvimento de forma pratica e facilitada.

2)Atividades:
1-Jogos Livres (http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm )
3°ano de escolaridade
2-Montagem (http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm )
4°ano de escolaridade

3)O uso do material dourado nas aulas é muito importante , pois facilita o aprendizado das crianças em questões onde sempre há mais dificuldades em matemática . A partir desse material a criança pode despertar mais interessa , ainda mais propondo atividades como desafio para a criança compreender mais o que ela está fazendo e é sempré através da vivencia com o concreto que a criança aprende mais.

Anônimo disse...

.¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.

Camila Rios Nº 05
Luciana de Paula Nº 24
Turma: 4002

1. Os sites são bem elaborados, com atividades significativas que podem ser muito bem aproveitadas pelos professores, enriquencendo suas "aulas matemáticas".

2. Atividades
JOGO DOS CARTÕES
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm
( 5ºano )

PARTINDO DE CUBINHOS
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm
(2º ano)

3. O material dourado é algo indispensável nas aulas de matemática. A criança, no ensino fundamental, ainda está na fase operatório-concreta, por isso necessita manupular diariamente mateirais para compreender conceitos matemáticos; e o material dourado é um deles. Não poderia receber um nome melhor, esse " tesouro" encontrado dentro da caixinha de madeira, que ao ser aberta, desperta a vontade de aprender dos alunos em geral.

.¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.*❤*.¸¸..¸¸.

Scoot disse...

Nome: Karine, Michelle e Vanessa
Nº 16, 26 e 37
Turma: 4003

Os sites ótimos e as atividades são bem elaboradas trazendo de maneira claras e objetivas o uso deste material para as crianças, podendo as mesmas manuseálos de forma lúdica e concreta.

Atividades:
Matemática e música: Frações de água contida no copo.
Nivel: 5º ano de escolaridade

Vamos fazer um trem
Nível de escolaridade: 3º ano de escolaridade

Anônimo disse...

Nome: Camila Perete e Mayara Figueiredo
Nº: 06, 28
Turma :4002

1)sobre os sites: São interessantes, pois falam de um material que deveria ser muito utilizado em sala de aula. Os sites visam a explicação da utilização do material dourado de forma a instruir as pessoas a como usá-lo da melhor amneira, tornando as aulas significativas para todos. Percebemos que esse material, desde sua criação tem o cuidado de resgatar a verdadeira necessidade dos alunos, fazendo com que aprendam com o concreto.

2)atividades: "Adição de números naturais" 5º ano de escolaridade (portaldoprofessor.mec.gov.br)

"Divisão com material dourado" 3º ano de escolaridade
(alemdocaderno.blogspot.com)

3)comentário: O Ensino Fundamental, é a fase em que os alunos lidam muito com a matemática, eo contato com o concreto possibilitará que els não criem conceitos errôneos sobre a matemática, e sim, que vejam-na como algo presente no cotidiano.

Anônimo disse...

Anna Carolina R Reis
nº:03
turma:4002


Os sites são muito bons, explicam o que é o material dourado de uma maneira bem fácil para compreender, mostrando sua importância e seus objetivos e com atividades ótimas para serem aplicadas.

Adição simples utilizando material dourado(3º ano de escolaridade do ensino)
http://alemdocaderno.blogspot.com/2009/06/adicao-simples-utilizando-material.html

Trabalhando com o milhar(4º ano de escolariddade do ensino)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7052

Anônimo disse...

Alunas: Anna Paula A.Bertolino
Lívia Maria M. de Souza
n°s: 04,22
Turma: 4002

- Sites:
Analisamos como um ótimo recurso a ser trabalhado com as crianças para uma melhor aprendizagem, compreendo passando o abstrato para o concreto.

- Atividades:
1°)- Atividade dirigida ao 2° ano de escolaridade.
VAMOS FAZER UM TREM?

Objetivo: compreender que o sucessor é o que tem " 1 a mais" na seqüência numérica.

O professor combina com os alunos:
- Vamos fazer um trem. O primeiro vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último vagão será formado por duas barras.
Quando as crianças terminarem de montar o trem, recebem papeletas nas quais devem escrever o código de cada vagão.

Esta atividade leva à formação da idéia de sucessor. Fica claro para a criança o "mais um", na seqüência dos números. Ela contribui também para a melhor compreensão do valor posicional dos algarismos na escrita dos números.

2°)- Atividade dirigida ao 5° ano de escolaridade.
O JOGO DE RETIRAR

Objetivos: compreender o mecanismo do "empresta um" nas subtrações com recurso; estimular o cálculo mental.

Esta atividade pode ser realizada como um jogo de várias rodadas. Em cada rodada, os grupos sorteiam um cartão e uma papeleta. No cartão há um número e eles devem pegar as peças correspondentes a essa quantia. Na papeleta há uma ordem que indica quanto devem tirar da quantidade que têm.
Por exemplo: cartão com número 41 e papeleta com a ordem: TIRE 28.
Vence a rodada o grupo que ficar com as peças que representam o menor número. Vence o jogo o grupo que ganhar mais rodadas.
É importante que, primeiro, a criança faça várias atividades do tipo: "retire um tanto", só com o material. Depois que ela dominar o processo de "destroca", pode-se propor que registre o que acontece no jogo em uma tabela na lousa. Isto irá proporcionar melhor entendimento do "empresta um" na subtração com recurso. Quando o professor apresentar essa técnica, poderá concretizar os passos do cálculo com auxílio do material ou desenhos do material.
O "empresta um" também pode indicar a "destroca" de uma centena por 10 dezenas ou um milhar por 10 centenas, etc.

- O uso do Material Dourado é eficaz nas séries iniciais do ensino fundamental,pois é necessário que se foque em ambientes que possuam ferramentas que possam despertar a independência e a autonomia das crianças.

Anônimo disse...

nome:Analia e Mayara Vasconcelos
turma:4003
nº:03 e 25

Séries inicias do ensino fundamental

http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p3.php

Através do ditado com material dourado o professor poderá perceber se houve aprendizado com material concreto.

Anônimo disse...

nome:Anali e Mayara Vasconcelos
turma:4003
nº:03 e 25

Séries iniciais do ensino fundamental

achamos bastante interessante a forma com que esta atividade foi elaborada pois faz com que o aluno tenha maior conhecimento de sequencia lógica e sucessor.



DESEJAMOS FELICIDADES AO MAIS NOVO CASAL.

Anônimo disse...

NOME:Maíra e Thamires Alves
nº26 e 45
turma:4002


1)os sites são bem interessantes,pois ajuda o professor na sua pratica do dia-a-dia,mostrando assim passo a passo atividades ricas,q pode ser aplicadas em nossas aulas...

2)2.2°escolaridade

MONTAGEM

Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.

O professor sugere as seguintes montagens:
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas;

O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?

Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
- E com 27? É possível?


1º ano escolaridade
1. JOGOS LIVRES

Objetivo: tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.

Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres.
O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:
- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!
- E a placa é formada por 10 barras!
- Veja, o cubo é formado por 10 placas!


o material dourado e muito importante no ensino fundamental, pois a criança tem contato direto com o material e isso facilita na sua aprendizagem...

Anônimo disse...

Marcela e Sara Brandão
Número: 27 e 39
Turma: 4002

sobre o site:
3. DITADO Terceira Série

Objetivo: relacionar cada grupo de peças ao seu valor numérico.

O professor mostra, um de cada vez, cartões com números. As crianças devem mostrar as peças correspondentes, utilizando a menor quantidade delas.
Variação:
O professor mostra peças, uma de cada vez, e os alunos escrevem a quantidade correspondente.

Quarta Série
PARTINDO DE CUBINHOS

Objetivo: compreender as características do sistema decimal.


Cada criança recebe um certo número de cubinhos para trocar por barras e depois por placas.
A seguir deve escrever na tabela os números correspondentes às quantidades de placas, barras e cubinhos obtidos após as trocas.
Esta atividade torna-se interessante na medida em que se aumenta o número de cubinhos.



Muito atrativas as atividades para as crianças e com o material dourado elas podem aprender sobre unidade, dezena e centena por uma forma lúdica.

Anônimo disse...

praticas de matematica
nome:Eliany (12) e Sara (40)
Turma:4002

-sobre os sites:
Os sites são otimos, pois explicam tudo sobre o material dourado, como ele surgiu, para que serve. E ajuda o professor a desenvolver melhor o uso desde material,em suas aulas e também expõe exemplos de jogos interessantes que antes não eram do nosso conhecimento.

Anônimo disse...

eliany(12) e Sara (40)
turma:4002


ATIVIDADES desenvolvida com a
2ºserie

1. JOGOS LIVRES

Objetivo : tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.

Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:
- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!
- E a placa é formada por 10 barras!
- Veja, o cubo é formado por 10 placas!

2. MONTAGEM

Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.

O professor sugere as seguintes montagens:
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas;

O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?

Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
- E com 27? É possível?


2)atividade desenvolvida com a
4ºserie
"DESTROCA"
Cada grupo de alunos recebe um dado marcado de 4 a 9 e uma placa. Quando o jogador começa, todos os participantes têm à sua frente uma placa. Cada criança, na sua vez de jogar, lança o dado e faz as "destrocas" para retirar a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. Veja bem: esse número dá direito a retirar somente cubinhos.

Na quarta rodada, vence quem ficar com as peças que representam o menor número.

Exemplo: Suponha que um aluno tenha tirado 7 no dado. Primeiro ele troca uma placa por 10 barras e uma barra por 10 cubinhos:

Anônimo disse...

Eliany (12) e Sara (40)
Turma:4002

o material dourado e muito importante no ensino é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem do ensino da matemática.
Ele desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora.

Anônimo disse...

Nome: Érica e Riani
n: 13 e 36
Turma: 4002

1)Os sites são muito interessantes, tratam do uso do Material Dourado de forma didática, dinâmica, trazendo formas de aplicá-lo através de jogos que despertam o interesse da criança. Além de trazer também sua história, e características.

2) Atividades

2o ano de escolaridade - JOGOS LIVRES - http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

3o ano de escolaridade - FAZENDO TROCAS - http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

3) O uso do Material Dourado é de extrema importancia no Ensino Fundamental, já que é a epoca em que aprendem a lidar mais de perto com a Matemática usada no nosso dia a dia. Por isso, como o Material Dourado é algo concreto, a criança aprende muito mais e mais rapidamente manuseando este material, fazendo com que ela comprenda com o concreto para que mais tarde saiba domina com propiedade o que é abstrato.

Paty disse...

Nome: Aline de O. e Patrícia L.
Nº 02 e 29 Turma: 4003

1º Os sites são bem interessantes, suas atividades são bem elaboradas
E ele traz para nós a história do material dourado, e nos ajuda falando como devemos utilizá-los.

2º Atividade:
7. VAMOS FAZER UM TREM?
Nível de escolaridade: 3ºano ensino fundamental

3º Atividade:
Jogos Livres
Nível de escolaridade: 1° ano do ensino fundamental
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

4º A utilização do material dourado é muito importante nas series iniciais do ensino fundamental, pois, as crianças terão mais facilidade em aprender a matemática, usando um material concreto que contenha formas de saber o que é dezena centena e etc.

Bjus fessora FELICIDADES PARA VC E SEU MARIDÃO

Maria Cecília (22) e Thais de Paula (34) - 4003 disse...

2) O site "educar" é mais sucinto, mais direto. Já o "só matemática" descreve de uma maneira mais trabalhada. Porém, os dois sites são muito bons, pois falam de uma maneira clara e são bastante informativos.
3) "Vamos fazer um trem?" (7) e "Destroca" (11), ambos do site http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm
4) O Material Dourado é de suma importância para o Ensino Fundamental, pois auxilia a criança a concretizar a aprendizagem. Além disso, enriquece as aulas e ajuda a despertar o interesse nos alunos, pelo fato deles poderem manuseá-lo.

Maria Cecília (22) e Thais de Paula (34) - 4003 disse...

A turma do trabalho acima é 4003! hehehehe!

Anônimo disse...

Nomes: DAiane e Kelly
N°: 05 e 17
Turma: 4003

*MATERIAL DOURADO:
O material dourado é um ótimorecurso para ser utilizado em sala de aula, pois aleém de ser um material concreto é fácil de ser utlizado. Esses sites possuem excelentes dicas para o professor uytilizar no dia a dia. Mostra que podemos ensinar brincando.


*Atividade para o2° ano
- JOGO NUNCA DEZ:
*Em grupo,cada aluno na sua vez de jogar,lança os dados e retira a quantidade de cubinhos ou quadrinhos conforme a quantidade que saiu no dado.
*Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadrinhos,deve trocá-los por uma barra ou tira.
*Quando o jogador conseguirdez tiras,deve trocá-la por uma placa
*Vence o jogador que conseguir 10 placas ou um numero de placas antecipadamente combinado.


*Atividade para o 1° ano
- JOGO LIVRE:
*Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres.
*O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças.

Fabiana e Mayara 4003 disse...

Alunas:Fabiana e Mayara Conceição rsrs
nº:06 e 23 turma: 4003

sobre os sites: Os sites facilitam o trabalho com materia dourado, explicando ao máximo como surgiu, como é contituido etc. As informações disponiveis no site ão de extrema importancia para todos nós professores, os exercícios apresentados são bons e nos oferecem base para podermos construir outras atividades.

As atividades escolhidas:
A ser trabalhado com o 3ºano
4. FAZENDO TROCAS

Objetivo: compreender as características do sistema decimal.

- fazer agrupamentos de 10 em 10;
- fazer reagrupamentos;
- fazer trocas;
- estimular o cálculo mental.

Para esta atividade, cada grupo deve ter um dado marcado de 4 a 9.
Cada criança do grupo, na sua vez de jogar, lança o dado e retira para si a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado.
Veja bem: o número que sai no dado dá direito a retirar somente cubinhos.
Toda vez que uma criança juntar 10 cubinhos, ela deve trocar os 10 cubinhos por uma barra. E aí ela tem direito de jogar novamente.
Da mesma meneira, quando tiver 10 barrinhas, pode trocar as 10 barrinhas por uma placa e então jogar novamente.
O jogo termina, por exemplo, quando algum aluno consegue formar duas placas.

O professor então pergunta:
- Quem ganhou o jogo?
- Por quê?
----------------------------------
2ª atividade, a ser trabahada com 2º ano.

2. MONTAGEM

Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.

O professor sugere as seguintes montagens:
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas;

O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?

Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
- E com 27? É possível?

Anônimo disse...

nome: Juliana Zulmira e Laiana Andrade
nº: 15 e 38
turma: 4003

2) os sites são de extrema importancia contendo informações e sugestoes indispensáveis para educar com responsabilidade visando o aprendisado e o crescimento do educando através de um material concreto (material dourado) muito interessante.

3)nome:montagem
Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.

O professor sugere as seguintes montagens:
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas;


O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?


Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
- E com 27? É possível?

nível de escolaredade: 2ª série(3ºano do ensino fundamental)

3)nome:JOGOS LIVRES

Objetivo : tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.

Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:
- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!
- E a placa é formada por 10 barras!
- Veja, o cubo é formado por 10 placas!

nível de escolaridade: 1° ano do ensino fundamental (C.A)

4) o material dourado deve estar sempre presente em nossa sala de aula principalmente nas séries iniciais para que os alunos manipulem e tenham sempre perto um material comcreto que os axiliem na resolução de problemas.